quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rafael Bordalo Pinheiro

Rafael Bordalo Pinheiro: do popular ao lírico na Biblioteca Municipal da Chamusca
No próximo dia 28 de janeiro, pelas 17h00, realizar-se-á na Biblioteca Municipal da Chamusca Ruy Gomes da Silva, o inédito evento Rafael Bordalo Pinheiro: do popular ao lírico.
Desenhador, ceramista e jornalista, Rafael Bordalo Pinheiro através da sua obra retratou com irreverência e um apurado sentido crítico, a sociedade portuguesa dos finais do século XIX. Manipulando ardilosamente a caricatura e a imprensa para defesa dos seus ideais, criou personagens que perduram até hoje, como o Zé Povinho, tipo popular que colocava a nu as realidades disfarçadas. Frequentador assíduo nos espetáculos do Teatro de S. Carlos, utilizou com frequência ambientes extraídos das óperas para satirizar o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu.
Enriquecida pela presença de inúmeras caricaturas e momentos musicais característicos da época, a musicóloga Luzia Rocha, apresenta o seu livro Ópera & Caricatura: o Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Assim, através da caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro vamos percorrer o meio musical dos finais do século XIX, abrindo o evento o grupo Victória Ensemble, passando pelo fado castiço vivido e sentido nas típicas tabernas lisboetas, cantado por três gerações de fadistas, Manuel João Ferreira, Casimira Alves e Diogo Ferreira, acompanhados à viola de fado por João Chora e à guitarra portuguesa por Bruno Mira, culminando com a prestigiada ópera, cantada pela soprano Maria João Sousa, Miguel Galhofo e Diana Ferreira acompanhados ao piano por Filipa Luz.

No final do evento será servido um Porto de Honra.

ENTRADA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário