sexta-feira, 31 de outubro de 2014

"Tempo, Varanda Bio-Cósmica” de Appio Cláudio

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, acolhe a partir de dia 8 de Novembro a abertura oficial da Exposição de Pintura “Tempo, Varanda Bio-Cósmica” da autoria de Appio Cláudio. A mostra com inauguração agendada para as 15h30 na Sala Polivalente vai estar em exibição até dia 12 de Dezembro e vai dar a conhecer mais uma coleção do artista plástico Chamusquense.
 
Esta exposição explora o tema “Cosmos” e o universo no seu todo, num magnífico conjunto de 11 telas pintadas a óleo.
 
Appio Cáudio tem mantido desde 1976 um interessante percurso na pintura e desenho, tendo exposto coletivamente e individualmente em várias exposições, das quais destacamos: Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Chamusca, Entroncamento, Santarém, Almada e Lisboa.
 
Em 2001 representou Portugal num Workshop Criativo na Hungria onde conviveu com vários artistas europeus.
 
Appio Cláudio é uma voz ativa no panorama cultural chamusquense, artista de alma e coração expressa na poesia, ficção e pintura os seus sentimentos. As suas obras fazem parte de coleções em Portugal, Espanha e Hungria.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

“As Bruxas e o Fantástico”


“As Bruxas e o Fantástico” marcam presença no 2.º Sarau Cultural na Chamusca A Chamusc'Arte exibe 2.º Sarau Cultural Temático em noite das Bruxas na Biblioteca Ruy Gomes da Silva.
 
Chamusca, 24 Outubro 2014 – O 2.º Sarau Cultural Temático baseado na obra do jovem poeta chamusquense Armando Soares Imaginário terá lugar na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, no próximo dia 31 de Outubro pelas 24h00.
 
“As Bruxas e o Fantástico” é o título do espetáculo, encenado por Carlos Petisca, que promete criar uma envolvência com o público, de forma intimista e interativa, com base em estímulos sensoriais.
 
O tema deste 2º espetáculo é arrojado, mas a noite das bruxas, permite temas desafiantes como o imaginário e o oculto, onde o humor marcará presença.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Chamusca

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva na Chamusca acolhe a 15.ª Edição de Conversas de Cá. A iniciativa decorre no dia 25 de outubro, sábado, pelas 15h30, na sala polivalente e a convidada é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Chamusca.
 
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Chamusca foi fundada em 1950 e ao longo dos 64 anos de vida tem sido um exemplo do lema “Vida por Vida”, numa entrega profunda à sua grande missão.
 
As “Conversas de Cá… ” serão um reviver de emoções e um olhar de esperança no futuro dos soldados da paz.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ribatejo Gente com Alma

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, recebe no próximo dia 18 de Outubro pelas 16h30, na sala polivalente, a apresentação do livro “Ribatejo Gente com Alma” da autoria de Custódio Raposo. A apresentação da obra irá ficar a cargo de Joaquim José Duarte Garrido.
 
 O livro, editado pela Garrido Artes Gráficas, revela episódios pitorescos das gentes locais, muitos deles fruto da experiência do autor na vida do campo, nos tempos em que acompanhava os pais nos trabalhos agrícolas.
 
 Custódio Raposo assume-se autodidata por natureza, com um gosto muito forte pelas artes, razão que o levou a escrever textos sobre o Ribatejo. Tem 57 anos, trabalha à 36 como desenhador no gabinete técnico na área de desenvolvimento de produto numa empresa em Castanheira do Ribatejo, reside em Alenquer e é natural de Alpiarça, terra de onde vêm as suas origens e da qual se baseou para a elaboração da obra.

Chamusca com Ciclo de Saraus Temáticos “

A partir do próximo dia 17 de Outubro a Cultura popular com base em autores da terra está de volta à Vila da Chamusca. “Só nós 3 é que Sa3emos” apresenta o primeiro de 15 Saraus Culturais Temáticos em volta da obra do poeta Armando Soares Imaginário. O primeiro dos espetáculo vai decorrer na Biblioteca Ruy Gomes da Silva e será uma Apresentação do Ciclo Cultural.

Com base em estímulos sensoriais distintos tendo sempre como pano de fundo diferentes locais do património da vila, este ciclo de saraus vem promover a cultura local a dar a conhecer aos munícipes quem foi um dos jovens artistas mais emblemáticos do quadro poético chamusquense.
 
O Ciclo “Só nós 3 é que Sa3emos” inicia com 15 espetáculos durante 8 meses, em 8 lugares distintos da vila. As peças, com encenação de Carlos Petisca, pretendem criar uma envolvência no público entre a obra literária e o património com espetáculos intimistas e interativos. Dos locais por onde vão passar, destacamos: o Salão Nobre do Grupo Dramático Musical, Igreja da Misericórdia, Centro de Artesanato, Edifício São Francisco, Salão Nobre do Clube Agrícola, Miradouro Srª do Pranto, terminando no Jardim do Coreto.
 
Cláudia Moreira, Vice-Presidente afirma “estamos muito entusiasmados com a apresentação deste Ciclo Cultural aos munícipes, por considerarmos que tem por base textos de elevada qualidade de um autor chamusquenses cuja obra, ainda pouco conhecida, nos pode orgulhar. Além disso o conceito dos Saraus é muito arrojado e apela à participação do público, que pelo ambiente intimista, se sentirá como em casa, a ouvir e a sentir cada história ”
 
O primeiro espetáculo será apresentado próximo dia 17 de Outubro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva.