sábado, 24 de maio de 2014

A Princesa Catarina descobre o que é a coragem

No dia em que se festeja o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, Vânia Figueiredo apresenta na Biblioteca Municipal da Chamusca Ruy Gomes da Silva, pelas 15h00 o seu livro “A Princesa Catarina descobre o que é a coragem”. Este livro infantil conta a história de uma doente renal pediátrica que enfrenta com coragem todos os tratamentos a que é submetida.
 
Segundo Joana Pereira, educadora social “ a autora consegue transformar este livro para crianças num hino à vida e coragem” que para além de inspirar, tem também um carater solidário. Os lucros da venda reverterão integralmente para a liga dos amigos do Hospital de Santa Cruz.
 
Este livro solidário da autora Vânia Figueiredo, licenciada em Educação de Infância, Pós-Graduada em Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor e Pós -Graduada em Executive Coaching, contou com a participação de Márcio Pereira (Ilustrador) e com o apoio da empresa farmacêutica Sanofi.
 
Iniciativa integrada no programa cultural da Semana da Ascensão.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

No sangue corre-me o Tejo

No dia 24 de maio, às 17h45, na sala polivalente da Biblioteca Municipal da Chamusca Ruy Gomes da Silva, será lançado o Caderno Cultural n.º 5 maio 2014 "No sangue corre-me o Tejo" de autoria de Carlos Santos Oliveira. Esta publicação surge no âmbito da candidatura Cultura Avieira a Património Imaterial Nacional e da Unesco, dinamizada pelo Instituto Politécnico de Santarém em colaboração com a AIDIA.
 
 Carlos Santos Oliveira nasceu na Chamusca a 6 de janeiro de 1963 e tem expressado os seus sentimentos e princípios de vida através das suas publicações que se diversificam entre a poesia, a crónica, a prosa e a literatura infantil.
 
Através da poesia e da prosa poética, o autor chamusquense, retrata nesta obra o rio Tejo como “um caudal imenso da vida” onde “as mulheres, de trouxas de roupa à cabeça, desciam até às margens do rio e aí lavavam o suor das roupas e o sono dos lençóis,” e “os pescadores, os avieiros, como o Manuel Grilo e o Francisco Fernandes, sulcavam as águas nos seus pequenos barcos”.
 
A iniciativa integra o programa cultural da Semana da Ascensão.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Padrinho de Leitura | Maio

No mês de maio, temos finalmente um Padrinho de Leitura, Francisco Matias.
 
 Político, homem de cultura, Francisco Petisca Matias, vê a leitura como uma janela para o mundo, que lhe transmite experiências, vivências e conhecimento.
 
 A partir desta edição, o projeto Padrinhos de Leitura da Biblioteca Municipal da Chamusca, vai ter uma ligeira alteração, ou seja, o Padrinho ou Madrinha de Leitura oferece dois livros de uma lista previamente estabelecida pela BMC e outros dois da sua biblioteca particular.
 
 
Siga mais este bom exemplo e DÊ A LER!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Conversas de Cá… com sabores

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva na Chamusca acolhe a 13.ª Edição de Conversas de Cá sobre o tema: Sabores tradicionais. A iniciativa decorre no próximo sábado, dia 17 de Maio, pelas 15h30, na sala polivalente e vai dar a conhecer a história de tradição das irmãs Ana e Luísa Garrido.
 
As “Conversas de Cá… com sabores” irão revisitar a estória, com mais de um século na mesma família, da confeção das Trouxas-de-Ovos, consideradas, a rainha da doçaria tradicional chamusquense.