sábado, 15 de fevereiro de 2014

QuimZé Lourenço

 Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva
 
Mundo do Espetáculo com QuimZé Lourenço na 11.ª Edição de Conversas de Cá
 
A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva na Chamusca acolhe a 11.ª Edição de “Conversas de Cá…com livros” com o artista chamusquense QuimZé Lourenço. Esta edição do evento tem lugar no próximo dia 15 de Fevereiro de 2014, pelas 15h30 na sala polivalente da Biblioteca Municipal.
 
QuimZé Lourenço é o mais recente convidado das “Conversas de Cá…com livros” onde o tema da conversa será a sua vida dedicada ao Mundo do Espetáculo.
 
Homem de palco e de cultura, cantor, músico, ator e produtor tem no seu currículo atuações na Broadway em Nova Iorque e West End em Londres. Desde 2009 que tem um espetáculo na estrada, baseado em canções com poemas de Ary dos Santos, tendo já percorrido várias salas de norte a sul do país.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Madrinha de Leitura | fevereiro




Biblioteca Municipal da Chamusca aumenta acervo bibliográfico com iniciativa de apadrinhamento.
 
Padrinhos de Leitura é o mais recente projeto da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, e apresenta como principal objetivo a envolvência a comunidade na atualização do fundo documental da biblioteca, através da doação de livros, revistas, CD’s ou DVD’s novos.
 
Mensalmente uma pessoa, empresa ou instituição poderá aderir à iniciativa, doando documentos, de uma lista criada a partir de sugestões dos utilizadores da Biblioteca, continuando assim a satisfazer as necessidades de informação, educação e documentação da comunidade.
 
O voluntário ou voluntária a ofertar livros à Biblioteca receberá o título de Padrinho ou Madrinha de Leitura do mês em questão e o seu nome constará no Quadro de Honra dos Padrinhos de Leitura, bem como na ficha de descrição catalográfica das obras oferecidas.

No mês de fevereiro a nossa madrinha de Leitura é Aurelina Maria Conde Rufino. Mulher dinâmica e ativa na comunidade do concelho da Chamusca, faz da palavra solidariedade o seu lema de vida.

Tome o seu exemplo e DÊ A LER! O Município deixa o alerta aos munícipes para que sigam o exemplo, para que participem e deem a ler!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dia Internet + Segura - 11 Fevereiro 2014

No dia 11 de fevereiro de 2014, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura.
 
O Município da Chamusca marcou este dia promovendo uma ação de informação e sensibilização destinada às crianças.
 
As atividades sobre este tema irão prolongar-se até ao próximo dia 28 de fevereiro.
 
Uma das atividades previstas é uma ação de sensibilização destinada aos pais.
 
Este ano, o tema aglutinador é “Juntos vamos criar uma Internet melhor".

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Silêncios

Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva
 
“Silêncios” exposição icónica em exibição até 28 de Fevereiro
 
Chamusca, 10 de Fevereiro de 2014 – A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva na Chamusca acaba de inaugurar a sua mais recente exposição fotográfica intitulada “Silêncios” da autoria de Feliciano Pipa e Eduardo Bento. A mostra vai estar patente na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal e pode ser vista até dia 28 de Fevereiro.
 
As imagens capturadas nesta exposição congelam fragmentos onde nada se nega nem se confirma. A imagem constrói-se seccionando coisas, amarrotando-as, tornando-as parciais, aprisionando-as num permanente elogio de fragmentos que não conhecem o vocabulário do “isto quer dizer” e apontam sempre para “isto foi”.
 
A obra “Silêncios” já passou por localidades como Tomar, Almeirim e Alpiarça, chega agora à Chamusca e pode ser vista no horário normal de atendimento da biblioteca.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Passatempo "Amor à letra" - Biblioteca Municipal


“Amor à letra” Biblioteca Municipal de Chamusca lança passatempo para a mensagem mais criativa

A 3.ª edição do passatempo “Amor à letra” está de volta à Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva para assinalar o dia de São Valentim. Os apaixonados são desafiados a escrever a sua carta de amor mais criativa.

Esta é uma iniciativa que pretende promover a criatividade na escrita como expressão de sentimentos, nomeadamente na sua forma poética. Para Dora César, técnica responsável pela Biblioteca “o passatempo “Amor à letra” que tem tido forte adesão, nos anos anteriores, é destinado a várias faixas etárias, estando assim pensado em diferentes escalões, desde infantil a adulto. Nas edições anteriores recebemos mensagens surpreendentes pela criatividade e esperamos que o mesmo se repita nesta edição”.

As mensagens ou poema devem ser deixadas no correio do amor na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva ou envie para o e-mail bib-chamusca@sapo.pt
.pt, até ao dia 13 de fevereiro de 2014, inclusive.

No dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, as mensagens vencedoras são divulgadas e publicadas no site e facebook da Biblioteca.
 
As normas de participação estão disponíveis no site da Biblioteca Municipal da Chamusca. Aos vencedores por cada escalão será atribuído um certificado e um saboroso prémio.